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    Entenda como as franquias de estética se destacam no mercado

    Entenda como as franquias de estética se destacam no mercado

    A geração saúde está dominando os principais setores de serviços, fazendo com que a lucratividade das franquias de estética e beleza surpreenda e chame a atenção dos principais investidores da área de franchising.

    Porém, conquistar o sucesso demanda muito trabalho e inovações constantes. Um dos principais desafios desse setor é buscar sempre novidades em tratamentos exclusivos e que chamem a atenção de diferentes tipos de públicos, que têm necessidades específicas.

    Sabemos que o Brasil é um país que tem enfrentado grandes mudanças políticas e econômicas nos últimos anos. E isso é um alerta para quem deseja investir em qualquer tipo de negócio. Entretanto, algo que podemos afirmar tranquilamente, é que o ramo de estética está em alta, é um ambiente seguro, lucrativo e que conta com empresas maduras e consolidadas.

    Segundo matéria publicada pela revista Exame, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos e para a China quando falamos em consumo de produtos e equipamentos de estética. Além disso, os dados levantados apontam que em 2016, momento em que a crise econômica começou a atingir nosso país com mais intensidade, o setor cresceu 4,6% comparado ao ano de 2015.

    Ficou interessado em saber mais sobre esse o assunto? Então, descubra agora como o setor de franquias de estética e beleza se manteve acima do mercado mesmo em meio a um momento de instabilidade econômica. Acompanhe e fique por dentro!

    Mão de obra qualificada

    Antes de abordarmos os motivos mais profundos que têm levado as franquias de beleza e estética ao sucesso, é importante ressaltar a força dos brasileiros quando o assunto é criatividade e empreendedorismo.

    São nos momentos de crise econômica, instabilidade política e dificuldades financeiras que as pessoas mais precisam se esforçar para se destacar ou para criar fontes de renda alternativas. Nesse contexto, os brasileiros são nota mil! Na hora de criar novos negócios, de se especializarem e de se dedicarem à área em que atuam, o nosso povo tem dado um verdadeiro exemplo.

    Por essas razões, os empreendedores que investem em franquias de beleza e estética já chegam a esse mercado com grande conhecimento, além de se capacitarem e de se atualizarem constantemente, formando uma mão de obra qualificada, que entende as necessidades dos clientes desse setor e sabe desenvolver as estratégias mais adequadas para potencializar os seus negócios.

    Qualidade dos serviços

    Atualmente, os consumidores estão bem exigentes e querem que um produto ou serviço ofereça muito mais do que apenas status. Sendo assim, podemos dizer que os principais pontos de valor de uma marca são a qualidade e a experiência que ela oferece aos seus clientes.

    Vamos exemplificar como essas vantagens competitivas são importantes para o sucesso das franquias de estética e beleza por meio de um caso fictício que não deu certo, mas que pode acontecer com qualquer empresa ou pessoa pública. Confira:

    “A empresa Estética dos Sonhos, localizada na cidade de São Paulo, atua no setor de estética há 20 anos e desde então abriu seus negócios para o mercado de franquias. Porém, sem a devida estrutura para montar um modelo de franchising ideal para seus parceiros, as novas unidades não seguiram o padrão de qualidade que antes era ofertado.

    A empresa, que já era tradicional, conhecida e de confiança para o público do mercado, foi se expandindo, crescendo e gerando ainda mais lucro. Porém, vale lembrar que lucro sem planejamento é um tiro no pé. Com as novas franquias, o número de clientes aumentou e a clínica estava na melhor fase de crescimento.

    Certo dia, uma cliente foi realizar um procedimento em uma dessas novas unidades e sua experiência foi catastrófica. Desde o atendimento na recepção até a qualidade dos produtos utilizados no tratamento. O resultado foi uma postagem na página da empresa, criticando o serviço, os produtos e o atendimento. O post viralizou, atingiu milhares de pessoas que compartilharam o assunto e comentaram experiências negativas.

    Por fim, o crescimento expansivo que a clinica conquistou foi por água abaixo. A rejeição de mercado tornou-se um grave problema e o número de clientes despencou, o que afetou o faturamento da empresa e a levou a uma baixa capacidade de gerir a crise e suas franquias, que foram encerrando a parceria com a clínica e migrando para outras empresas.”

    O que podemos aprender com tudo isso, é que não basta você ser franqueado de uma grande empresa se ela não trabalha com produtos e equipamentos de qualidade, treinamentos para atendimento, gestão e melhorias constantes. E, em relação às franquias de estética e beleza no Brasil, a qualidade dos serviços é um benefício recorrente e que tem contribuído significativamente para o crescimento sustentável da área.

    Tratamentos diferenciados

    O mercado de estética é um setor lucrativo e você já sabe disso, porém, o ramo está bastante competitivo. Isso faz com que a inovação e a busca por melhores tratamentos sejam pontos diferenciais para atrair o público na hora de escolher uma clínica.

    Para mostrar em números essa competitividade, só na cidade de São Paulo, a quantidade de salões de beleza e estética passa de 80 mil. Esse dado, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), representa aproximadamente 30% do total de estabelecimentos do tipo existentes no pais.

    Então, está mais do que evidente que na hora de investir em uma franquia, além da qualidade que ela precisa oferecer nos tratamentos e serviços, é necessário estar de olhos abertos na inovação do mercado.

    Portanto, franquias consolidadas, representadas pela paixão de transformar a vida das pessoas com mais beleza e bem-estar, sempre de forma diferenciada e exclusiva, contribuem para o crescimento do setor mesmo em períodos de dificuldades econômicas.

    Atendimento exclusivo

    Por último, e não menos importante, o atendimento exclusivo é um dos segredos de sucesso das franquias de beleza e estética na atualidade. Fidelizar um cliente com um atendimento especial, atrelado a tudo que foi dito anteriormente, é garantia de que ele vai retornar à clínica e ainda indicará os tratamentos a amigos, conhecidos e familiares.

    Dica: Pense que ninguém arrisca fazer um tratamento em um lugar desconhecido, mas também ninguém volta na melhor clínica de estética da região se o atendimento não for de qualidade.

    Portanto, foco no atendimento! É importante que todos os funcionários e participantes da sua franquia estejam alinhados com o tema. Um sorriso no rosto, um bom dia, uma pergunta sobre como está sendo a experiência na clínica e uma ligação após a consulta podem fazer toda a diferença.

    Além disso, também é importante analisar as principais necessidades dos seus clientes e investigar as melhores formas de abordagem. Traga-os para perto de você e torne-se íntimo deles, no sentido profissional.

    Portanto, esses quatro pontos mencionados no artigo – mão de obra qualificada, qualidade dos serviços, tratamentos diferenciados e atendimentos exclusivos – formam a base de sucesso das franquias de estética e beleza no nosso atual cenário mercadológico. Se esses fatores continuarem bem alinhados, o setor tende a manter o excelente crescimento e a atrair cada vez mais profissionais para a área.

    Agora que você já sabe os segredos de sucesso do mercado de beleza e estética, faça a combinação dessas dicas com o nosso e-book: “Guia: Em busca de uma franquia de estética? Invista na Medical Laser”. Com ele, você vai conhecer a melhor opção de investimento do país no setor de franchising!

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